terça-feira, 23 de outubro de 2007

Convergência Midiática

Mas afinal o que é Convergência Midiática?
Saiba tudo sobre o futuro das comunicações



Iphone é um exemplo de convergência entre telefonia, música, internet e câmera digital.


Para se falar de Convergência Midiática é preciso entender primeiro o que é a Convergência Digital. Convergência Digital é usar o mesmo tipo de sistema para a utilização de diferentes serviços como telefonia, música, vídeo, internet, etc. Partindo desse ponto é possível dizer que a Convergência Midiática é o desenvolvimento de produtos e serviços entre empresas de diferentes setores da indústria de comunicação e entretenimento. Em muitos casos, esta tendência se concretiza em fusões e participações cruzadas no capital de grandes grupos de comunicação (Aol/Warner).

Aqui estão alguns exemplos de Convergência na Mídia:

- Recebimento de email, notícias e informações através da telefonia.

- Acesso em banda larga feito por empresas de TV por assinatura.

- Acordos entre empresas de TV aberta e provedores de internet fazendo com que programas de TV sejam transmitidos via internet.


Dois fatores principais são os causadores desta convergência. O primeiro foi o crescimento do formato digital, já que hoje em dia nas áreas da música, TV, cinema, e vídeo, a evolução do digital do CD e do DVD é evidente. As próprias revistas e jornais hoje em dia são primeiramente produzidas no meio digital (computadores) só para depois serem impressas. O aumento e a evolução dos conteúdos digitais certamente foi um fator de suma importância para o crescimento da convergência midiática.

O segundo fator importante foi o crescimento da área das telecomunicações. Pois a melhora nos meios de acesso, com a ajuda da banda larga, possibilitou a transmissão de grande volume de informação de forma rápida, confiável, com bons padrões de qualidade e conforto para os usuários.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Web 2.0

Bem vinda Web 2.0
Conheça a nova forma de interagir com a web


Tim O'Reilly, fundador da O'Reilly Media

O nome Web 2.0 foi criado pela empresa americana O'Reilly Media em 2003, para apontar a segunda geração de serviços baseados na Web. Apesar de o termo indicar uma nova versão para a Web, a mudança é apenas na maneira como ela é vista por usuários e desenvolvedores. Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web, acha que o termo precisa de um novo significado já que a Web 2.0 utiliza componentes tecnológicos criados até antes do aparecimento da Web como conhecemos.

Na característica da Web 2.0 se encontra a enciclopédia Wikipedia, cuja a postagem e edição dos conteúdos são feitos pelos internautas. O Windows Live é um exemplo da nova web, pois ele possui uma oferta de serviços, todos conectados. Alguns pesquisadores acham que a Web 2.0 não é nada mais do que uma jogada de marketing, já que como a internet sempre possuiu interatividade, a web 2.0 não seria novidade alguma e muito menos mereceria o termo de segunda geração.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Ciberativismo e Mídias Alternativas

A importância das mídias alternativas
O poder das mídias alternativas para os movimentos sociais

CMI

O CMI (Centro de Mídia Independente) é um site voltado para a cobertura de movimentos sociais, onde vários colaboradores tem destaque para a sua voz, e muitas vezes essas vozes sendo dominadas por discursos políticos. No Brasil, o Centro de Mídia Independente, denominado de CMI Brasil nasceu em maio de 2000 por iniciativa de ativistas da cidade de São Paulo que participavam do chamado movimento "antiglobalização". O CMI Brasil possui um número aproximado de 400 voluntários envolvidos no site, que chega a atingir um número de visitas em cerca de 20 mil pessoas por dia.

Mídia Alternativa

A mídia alternativa surgiu indo em contra a mídia mais voltada para o lado comercial, enquanto a principal preocupação dela é o fortalecimento das idéias. Foi também à partir da mídia alternativa que vieram várias novas formas de comunicação, como rádios comunitárias, fanzines, e jornais de baixa circulação. A internet também possui um papel importante neste novo tipo de mídia, pois é através dela que novos conceitos foram criados para definir o que é mídia alternativa e qual o seu verdadeiro papel na sociedade.

A mídia alternativa também pode ser conhecida como mídia independente, e nesse caso se encaixa o CMI, que talvez seja o site de movimentos sociais mais conhecido do país, devido ao seu alcance no público universitário. Mídia Alternativa também é conhecida na publicidade como um tipo de propaganda que é usada em lugares incomuns ou que não são normalmente usados pela mídia tradicional.

Webradio e WebTv no Brasil e no Mundo

Webradio (ou e-Radio, como é conhecida nos EUA) é um serviço de transmissão de áudio via internet. E basicamente para ter acesso a uma webradio, o usuário precisa apenas de um programa ou player de áudio apropriado (winamp, windows media player) e caixas de som. Normalmente, as webradios podem ser acessadas de qualquer parte do mundo, para isso o usuário precisa apenas possuir o endereço ou ip do servidor que está transmitindo os dados.
Devido a grande quantidade de webradios existentes no país, elas próprias acabam limitando a quantidade de usuários para cada uma, ou seja, muitas webradios acabam dividindo um público que já não é grande a ficar menor ainda. Outro fator interessante encontrado é que muitas webradios no Brasil são feitas dentro de casa, num quarto normal, às vezes sem nenhum tipo de isolamento acústico, chegando ao amadorismo.

WebTv de acordo com o Wikipedia “é a conversão do conteúdo da televisão com o conteúdo da internet, isto é, o sinal da televisão sendo recebido via internet. Desta forma é possível que o telespectador que está acostumado apenas a assistir o conteúdo transmitido, possa interagir, dando sua opinião, votando, efetuando compras, procurando informações mais detalhadas sobre um determinado assunto, decidindo, inclusive, o final de um programa”.

O acesso as webtvs é muito fácil, basta o usuário possuir um player apropriado para a execução de vídeos via streaming. No entanto para possuir uma melhor definição e rapidez na informação é necessária uma conexão de banda larga para aproveitar o máximo de qualidade que a webtv pode oferecer. Nos EUA a webtv é conhecida como internet tv. Os formatos mais usados atualmente para distribuição de vídeos na internet são WMV, AVI e MPG. Em 1994, o programa World News Now da emissora americana ABC foi o primeiro programa a ser transmitido via internet.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Mundo Unifor

A Dança do Ventre no Mundo Unifor
Unifor oferece aulas de dança do ventre para alunas

O Mundo Unifor que acontece do dia 1 até o dia 6 de Outubro nas dependências da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), é um evento que tem como finalidade oferecer várias atividades aos alunos. Dentre palestras e oficinas, uma atividade chama a atenção do público, principalmente das mulheres, é a dança do ventre. Uma dança que ainda tem sua atuação pouco difundida no Ceará.

A professora e aluna de Enfermagem, Ana Mesquita, foi convidada pela UNIFOR a ministrar aulas de dança do ventre nos dias 1, 2 e 3 de Outubro. De acordo com Ana, a prática da dança do ventre está crescendo na capital, apesar de ainda haver muito preconceito contra ela, que por muitos nem é considerada como dança. “A dança do ventre é vulgarizada. As pessoas têm medo de se aproximar e conhecê-la melhor”, disse Ana.

Outras atividades não acadêmicas que também são oferecidas no Mundo Unifor é a massoterapia e o alongamento consciente.