quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Seminário Ciberativismo e Mídias Alternativas

WebRadio e WebTv, como tudo começou
Os fenômenos das webradios e webtvs têm muito para contar




Introdução

Webradio (ou e-Radio, como é conhecida nos EUA) é um serviço de transmissão de áudio via internet. E basicamente para ter acesso a uma webradio, o usuário precisa apenas de um programa ou player de áudio apropriado (winamp, windows media player) e caixas de som. Normalmente, as webradios podem ser acessadas de qualquer parte do mundo, para isso o usuário precisa apenas possuir o endereço ou ip do servidor que está transmitindo os dados.

História

As webradios tiveram suas primeiras transmissões na década de 90, nos Estados Unidos. Primeiramente em caráter experimental, apenas algumas rádios pequenas adotaram esse modelo de transmissão, que com o tempo foi sendo seguido por rádios maiores. Apesar disso, as webradios ainda não tinham se tornado populares, usadas muitas vezes para a divulgação de notícias (como na AM) do que para uma programação musical. Em 1995 surgiu a HardRadio, primeira radio que era dedicada somente a internet, e que possuía uma programação musical voltada para o público do hard rock e do heavy metal. Ela também é a webradio mais antiga na ativa.

MP3

A partir do surgimento do formato de áudio digital MP3 (MPEG-1 Audio Layer 3) em 1995 pela Fraunhofer Society, e com a criação de programas que facilitavam a transmissão e popularização do áudio pela internet, como o player Winamp em 1997, e o Napster em 1999, o primeiro programa de compartilhamento (P2P) dedicado a música e outros arquivos e que alavancou a distribuição do MP3, possibilitaram um “boom” de rádios no final da década de 90 nos EUA.

Webradios no Brasil

Devido a grande quantidade de webradios existentes no país, elas próprias acabam limitando a quantidade de usuários para cada uma, ou seja, muitas webradios acabam dividindo um público que já não é grande a ficar menor ainda.

Outro fator interessante encontrado é que muitas webradios no Brasil são feitas dentro de casa, num quarto normal, às vezes sem nenhum tipo de isolamento acústico, chegando ao amadorismo.

Sites especializados em divulgação de webradios por todo o Brasil e pelo mundo:

www.radios.com.br
www.radiosweb.com








WebTv de acordo com o Wikipedia “é a conversão do conteúdo da televisão com o conteúdo da internet, isto é, o sinal da televisão sendo recebido via internet. Desta forma é possível que o telespectador que está acostumado apenas a assistir o conteúdo transmitido, possa interagir, dando sua opinião, votando, efetuando compras, procurando informações mais detalhadas sobre um determinado assunto, decidindo, inclusive, o final de um programa”.

O acesso as webtvs é muito fácil, basta o usuário possuir um player apropriado para a execução de vídeos via streaming. No entanto para possuir uma melhor definição e rapidez na informação é necessária uma conexão de banda larga para aproveitar o máximo de qualidade que a webtv pode oferecer. Nos EUA a webtv é conhecida como internet tv. Os formatos mais usados atualmente para distribuição de vídeos na internet são WMV, AVI e MPG. Em 1994, o programa World News Now da emissora americana ABC foi o primeiro programa a ser transmitido via internet.

O Começo

O UOL foi o primeiro site brasileiro que transmitiu sua programação via internet, através da TV Uol. Ela teve sua primeira transmissão realizada em 1997. A programação da TV Uol é dividida em 20 canais, também retransmitindo a programação do canal BandNews e do BandSports, assim como a programação do Mtv Overdrive.

AllTV – A Primeira WebTv Brasileira

Em 2002 foi fundada a AllTV, a primeira TV brasileira que tem toda sua programação voltada para a internet. Uma das principais características da emissora é a da interatividade com seus telespectadores, pois eles podem falar no chat ao vivo com os apresentadores dos programas. O telespectador também pode interferir na programação com perguntas aos entrevistados.

Uma das inovações da AllTV foi ter criado a primeira novela interativa via internet, chamada de “Umas e Outras”, onde os internautas decidiam que rumos os personagens da trama tomariam.


WebTvs no Brasil:
www.alltv.com.br
www.mtvoverdrive.com.br
http://terratv.terra.com.br
http://tvuol.uol.com.br/

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Portal

O portal e suas funções na web
Conheça os tipos de portais e sua história

Um portal (web portal) é um site que aglomera vários assuntos ao mesmo tempo em que oferece conteúdos de várias fontes diferentes. Os grandes portais normalmente possuem estruturas parecidas, com espaços para anunciantes, últimas notícias, cultura, lazer, tecnologia, política, entre outros. Além de contarem com a integração de outras mídias e meios. É como se os portais facilitassem a vida do internauta reunindo o que há de mais importante na web ultimamente.

Uma breve história dos portais

Após a proliferação de browsers (navegadores) da internet (netscape, explorer) na metade dos anos 90, várias companhias tentaram adquirir um portal, para poder ter um “pedaço” do mercado da internet. Os portais então ganharam atenção especial porque para muitos usuários era o local de partida para a navegação em seus browsers. Empresas como a AOL, que comprou o Netscape, gastaram em aquisições nesse sentido.
A partir de 2000 muitos portais principalmente nos EUA, foram fechados. Um dos remanescentes é o Yahoo, mas sem a força de antes, principalmente depois da chegada do Google.
No Brasil os portais continuam sendo de grande necessidade para o internauta brasileiro, portais como o Terra e o Uol, se diferenciam dos demais por possuírem melhor conteúdo e maior interatividade com o leitor.

Tipos de portais

Listarei a seguir alguns tipos de portais:

Portais de compras:
São portais que você pode procurar variados tipos de produtos a venda.

Portais de entretenimento: Muitas vezes os próprios membros desses portais são responsáveis pelas noticias vinculadas.

Portais de esportes: Conhecido nos EUA como Sportal, eles oferecem uma junção de notícias do esporte com merchandising.

Portais corporativos: Como o próprio nome diz, são portais voltados para as corporaçãoes. Onde os usuários tem acesso as ultimas noticias e tudo que ocorro no universo da empresa.

Portais governamentais: Muitos governos já possuem portais para seus cidadãos, que visam facilitar a vida deles.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Cine Clube Unifor

Confira as atrações do Cine Clube Unifor de Setembro
O documentário "Entreatos" sobre a eleição de Lula em 2002 está entre os destaques

A Unifor realiza todo mês o “Cine Clube Unifor” que tem como destaque a exibição de quatro filmes por mês, onde variados temas são abordados, e sempre após a exibição de cada filme acontecem debates sobre os pontos principais, com uma ou mais personalidades acadêmicas debatendo. As exibições acontecem na sala A da videoteca e a entrada é gratuita. Vamos aos filmes do mês:

Dia 06 – Persona (1966)
Sinopse:
Uma atriz teatral de sucesso (Liv Ullmann) sofre uma crise emocional e emudece. Para se recuperar, parte para uma casa de campo, sob os cuidados de uma enfermeira (Bibi Andersson), que admira e tenta compreender a razão de seu silêncio. Isoladas, as duas mulheres desenvolvem uma relação de forte intensidade emocional.

Dia 13 – Obrigado Por Fumar (2006)
Sinopse:
Nick Naylor (Aaron Eckhart) é o porta voz de uma fábrica de cigarros que precisa defender publicamente sua empresa, enquanto que ao mesmo tempo tenta se manter como um modelo para seu filho pequeno.

Dia 20 – Profissão: Repórter (1975)
Sinopse:
Suspense que conta a história de David Locke (Jack Nicholson), jornalista que com a morte repentina de um colega viajante, assume a identidade dele. Utilizando a agenda do homem morto como guia, Locke viaja pela Europa e África, fazendo reuniões com perigosos negociantes de armas e se apaixonando por uma jovem charmosa (Maria Schneider).

Dia 27 – Entreatos (2004)
Sinopse:
Documentário brasileiro dirigido por João Moreira Sales que aborda a campanha que levou o candidato Luís Inácio Lula da Silva à presidência do Brasil em 2002.

Contato: cineclube@unifor.br

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Blog

Conhecendo o mundo dos Blogs
Os Blogs e suas principais características

O blog é um website onde os posts (atualizações) são definidos por ano, mês, data e hora com o intuito de facilitar a procura por conteúdos já feitos. O termo blog foi criado por Jorn Barger em 1997, mas só a partir de 1999 que os blogs começaram a ganhar popularidade entre os usuários da internet.

Os blogs buscam falar de diversos temas ao mesmo tempo em que também podem disponibilizar acesso a imagens, textos, vídeos, músicas e links. Outra vantagem de se ter um blog é que o usuário não precisa estar familiarizado com a linguagem html, já que tudo é feito automaticamente pelo sistema de postagem.

Eles também podem vir com uma função mais íntima e individual, é o caso dos “diários online”, onde muitos internautas contam o dia a dia de suas vidas. Há também na estrutura dos blogs um espaço reservado para o comentário dos leitores a cada post que é feito.

A maioria dos blogs tem seu conteúdo focado em texto, mas existem também outros tipos:

1- Photoblog (Fotos)
2- Vlog (Vídeos)
3- MP3Blog (Música)

De acordo com o site de procura de blogs chamado Technorati, existem mais de 71 milhões de blogs no mundo todo.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Análise de Portal, Webjornal e Blog Jornalístico

As qualidades e defeitos do jornalismo na web
O que há de bom e ruim na web de acordo com J. B. Pinho


Verifiquei no Portal Terra um bom acesso as notícias, elas parecem ser bem divididas quanto as suas editorias e existe sempre uma interatividade com o leitor, com enquetes, acesso a vídeos (TerraTv) e a música (Sonora). De acordo com J. B. Pinho, a “sintonia” entre texto e multimídia é importante, porém a importância do texto é mais relevante: “Na sua parte multimídia, a World Wide Web oferece amplas possibilidades para o emprego de áudio e de imagens, mas são fundamentalmente as palavras que continuam prevalecendo”.

O Portal também separa as últimas notícias das matérias em destaque. Outro fator interessante é a parte dedicada à propaganda, uma coluna toda à direita e outra no meio, mas elas não atrapalham na leitura dos conteúdos. As notícias são bem visíveis e sempre existem links ligando a reportagem com matérias relacionadas. Os títulos e subtítulos estão bem relacionados.

Jornal Folha de São Paulo - http://www.folha.com.br/


Quando abri a página percebi uma certa confusão, não existe uma hierarquia na seção de últimas notícias, parece uma “mistura” de editorias na primeira página, notícias de “fofoca” ao lado de notícias da economia. Para J. B. Pinho é essencial haver uma interação entre as manchetes e suas editorias: “A primeira página dos sites noticiosos destaca os principais fatos e acontecimentos nas suas manchetes e oferece links para as diferentes seções da edição on-line”.

Também é cansativo para o leitor a barra de rolagem, o site se torna muito longo, tem muito material a pouca hierarquia, na área de últimas notícias nem se quer existem áreas para a fotografia, apenas texto, só mais embaixo que aparecem fotos e notícias separadas por editorias. Quanto às notícias, elas parecem estar bem estruturadas e de acordo com padrões.

Ricardo Noblat - http://oglobo.globo.com/pais/noblat/



Apesar de o blog estar contido no site do jornal O Globo, ele possui uma estrutura diferente, tem uma parte dedicada apenas para artigos e entrevistas de Noblat que são oferecidas a quem é cadastrado no site. O blog tem a estrutura de um blog normal, porém ele possui poucas fotos. Existe um link para receber apenas as opiniões dos usuários e logicamente também existe os links para os comentários sobre as postagens.


Noblat talvez peque por às vezes postar alguns textos extensos para o formato do blog. “Na web, as frases devem ser curtas e os parágrafos devem ter no máximo cinco ou seis linhas para uma leitura mais fácil e agradável” – J. B. Pinho.