quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Seminário Ciberativismo e Mídias Alternativas

WebRadio e WebTv, como tudo começou
Os fenômenos das webradios e webtvs têm muito para contar




Introdução

Webradio (ou e-Radio, como é conhecida nos EUA) é um serviço de transmissão de áudio via internet. E basicamente para ter acesso a uma webradio, o usuário precisa apenas de um programa ou player de áudio apropriado (winamp, windows media player) e caixas de som. Normalmente, as webradios podem ser acessadas de qualquer parte do mundo, para isso o usuário precisa apenas possuir o endereço ou ip do servidor que está transmitindo os dados.

História

As webradios tiveram suas primeiras transmissões na década de 90, nos Estados Unidos. Primeiramente em caráter experimental, apenas algumas rádios pequenas adotaram esse modelo de transmissão, que com o tempo foi sendo seguido por rádios maiores. Apesar disso, as webradios ainda não tinham se tornado populares, usadas muitas vezes para a divulgação de notícias (como na AM) do que para uma programação musical. Em 1995 surgiu a HardRadio, primeira radio que era dedicada somente a internet, e que possuía uma programação musical voltada para o público do hard rock e do heavy metal. Ela também é a webradio mais antiga na ativa.

MP3

A partir do surgimento do formato de áudio digital MP3 (MPEG-1 Audio Layer 3) em 1995 pela Fraunhofer Society, e com a criação de programas que facilitavam a transmissão e popularização do áudio pela internet, como o player Winamp em 1997, e o Napster em 1999, o primeiro programa de compartilhamento (P2P) dedicado a música e outros arquivos e que alavancou a distribuição do MP3, possibilitaram um “boom” de rádios no final da década de 90 nos EUA.

Webradios no Brasil

Devido a grande quantidade de webradios existentes no país, elas próprias acabam limitando a quantidade de usuários para cada uma, ou seja, muitas webradios acabam dividindo um público que já não é grande a ficar menor ainda.

Outro fator interessante encontrado é que muitas webradios no Brasil são feitas dentro de casa, num quarto normal, às vezes sem nenhum tipo de isolamento acústico, chegando ao amadorismo.

Sites especializados em divulgação de webradios por todo o Brasil e pelo mundo:

www.radios.com.br
www.radiosweb.com








WebTv de acordo com o Wikipedia “é a conversão do conteúdo da televisão com o conteúdo da internet, isto é, o sinal da televisão sendo recebido via internet. Desta forma é possível que o telespectador que está acostumado apenas a assistir o conteúdo transmitido, possa interagir, dando sua opinião, votando, efetuando compras, procurando informações mais detalhadas sobre um determinado assunto, decidindo, inclusive, o final de um programa”.

O acesso as webtvs é muito fácil, basta o usuário possuir um player apropriado para a execução de vídeos via streaming. No entanto para possuir uma melhor definição e rapidez na informação é necessária uma conexão de banda larga para aproveitar o máximo de qualidade que a webtv pode oferecer. Nos EUA a webtv é conhecida como internet tv. Os formatos mais usados atualmente para distribuição de vídeos na internet são WMV, AVI e MPG. Em 1994, o programa World News Now da emissora americana ABC foi o primeiro programa a ser transmitido via internet.

O Começo

O UOL foi o primeiro site brasileiro que transmitiu sua programação via internet, através da TV Uol. Ela teve sua primeira transmissão realizada em 1997. A programação da TV Uol é dividida em 20 canais, também retransmitindo a programação do canal BandNews e do BandSports, assim como a programação do Mtv Overdrive.

AllTV – A Primeira WebTv Brasileira

Em 2002 foi fundada a AllTV, a primeira TV brasileira que tem toda sua programação voltada para a internet. Uma das principais características da emissora é a da interatividade com seus telespectadores, pois eles podem falar no chat ao vivo com os apresentadores dos programas. O telespectador também pode interferir na programação com perguntas aos entrevistados.

Uma das inovações da AllTV foi ter criado a primeira novela interativa via internet, chamada de “Umas e Outras”, onde os internautas decidiam que rumos os personagens da trama tomariam.


WebTvs no Brasil:
www.alltv.com.br
www.mtvoverdrive.com.br
http://terratv.terra.com.br
http://tvuol.uol.com.br/

Nenhum comentário: