quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Jornalismo Cidadão

Desde a prefeitura até o cidadão
Os caminhos que levam o cidadão a ter seus direitos cumpridos diante da sociedade.

Ano de eleição na Câmara de Vereadores. 2008 promete uma chuva de propostas na cidade. Fica a cargo dos Vereadores a responsabilidade de porta-voz da população, identificando as problemáticas de cada Regional e intervindo para a melhora estrutural dos bairros. Nos últimos cinco anos, a Regional VI cresceu em número de habitantes por metro quadrado. Com uma cobertura de 28 bairros, é questionável como os serviços da Prefeitura para a comunidade são prestados.

Em um passeio pelos bairros, percebemos como as estruturas das ruas são precárias em seus quesitos básicos – falta de calçamento, asfaltamento e calçada. Como, então, funciona o sistema da Regional VI? Como os vereadores podem e influenciam para que os serviços pedidos pela comunidade sejam feitos? Há muitas propostas de projetos para a melhoria da estrutura das ruas dos 28 bairros por parte dos vereadores que irão se eleger? Quais os projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Infra-estrutura (Seinf) para esta área? Essas são algumas das questões propostas – além de outras que irão surgir no decorrer da matéria.

Coordenada 1 - Renata Gauche
Uma espera de dois anos para o asfaltamento de uma rua. Os moradores da Rua Santa Marta – bairro Alagadiço Novo, já fizeram de tudo para que a via fosse asfaltada pela Prefeitura. Entraram com a solicitação, ligaram, insistiram, enfim: nada aconteceu. Em épocas de chuva, a rua vira um verdadeiro lamaçal, chegando a ter até formações de lagos – com direito a sapos e tudo. A calçada da casa que fica em frente ao lago instalado na época de chuvas já está quebrada após tantos carros desviarem. Pessoas são assaltadas ao saírem de suas casas, pois a bicicleta do ladrão é mais rápida que o carro.

É quando surge nos questionamos até que ponto é necessário conhecer alguém influente para que os direitos básicos do cidadão sejam respeitados? Será que é necessário você ter algum amigo político para que sua rua seja bem estruturada? Esses são alguns dos questionamentos daqueles moradores que não conseguem com que seus pedidos sejam efetivados pelo sistema, deixando de contribuir para o bem-estar social para aqueles que vivem naquela região.

Coordenada 2 - Vitor Peres
Formar uma Associação de Moradores às vezes é a saída para que as questões básicas de estrutura sejam adequadas a cada bairro. O Lago Jacarey é um bom exemplo de que a união faz a força. A Unilago (União dos Moradores do Lago Jacarey) é formada por moradores do bairro Cambeba, que mantém com o próprio dinheiro a limpeza da praça que é situada em volta do Lago Jacarey. A organização de eventos na praça também é responsabilidade dessa associação, facilitando assim a vida dos moradores do bairro.

A cada dia que passa é possível dizer que as associações de moradores estão se mostrando como uma das melhores “armas” contra a burocracia e ineficácia do nosso governo em resolver assuntos pendentes com a população. Sem esperar por órgãos públicos tomarem iniciativas em resolver problemas antigos que assolam a população, muitas dessas associações agem por contra própria em prol da melhoria de vida da comunidade local. Mas afinal, o que essas associações pensam sobre a falta de vontade do governo em resolver os problemas da população? E se partiu de nós a resolução dos nossos problemas, porque temos que depender de um governo que já provou que não luta pelos direitos dos cidadãos? Como é criar uma associação e quais são os pontos mais difíceis de serem objetivados? Como os próprios moradores podem ajudar e facilitar a atuação da associação? Estas são algumas das indagações que serão feitas para a Unilago.

Coordenada 3 - Catharina Queiroz
Os problemas de asfaltamento, calçamento e falta de estrutura em geral, são encontrados com facilidade em alguns bairros de Fortaleza. Existem comunidades que apresentam descaso total e precisamos saber quem responde sobre isso. Para melhor esclarecimento, a Prefeitura Municipal de Fortaleza responderá as seguintes questões:
Como é feito o pedido para calçar ou asfaltar ruas de uma comunidade?
O que é necessário para fazer o pedido?
Quem se deve procurar?
Como funciona o sistema até que essa solicitação seja atendida?
Quanto tempo a comunidade precisa esperar?
Qual a regional que apresenta mais pedidos?
Quais os maiores problemas encontrados?
Quais os projetos existentes para esses bairros que apresentam uma carência maior?
O processo é mais rápido quando existe algum vereador que responde pela comunidade, ou quando a comunidade tem associação?
Em quatro anos de mandato, quantos projetos em relação a esse problema são colocados em prática e obtêm sucesso?

Nenhum comentário: