terça-feira, 23 de outubro de 2007

Convergência Midiática

Mas afinal o que é Convergência Midiática?
Saiba tudo sobre o futuro das comunicações



Iphone é um exemplo de convergência entre telefonia, música, internet e câmera digital.


Para se falar de Convergência Midiática é preciso entender primeiro o que é a Convergência Digital. Convergência Digital é usar o mesmo tipo de sistema para a utilização de diferentes serviços como telefonia, música, vídeo, internet, etc. Partindo desse ponto é possível dizer que a Convergência Midiática é o desenvolvimento de produtos e serviços entre empresas de diferentes setores da indústria de comunicação e entretenimento. Em muitos casos, esta tendência se concretiza em fusões e participações cruzadas no capital de grandes grupos de comunicação (Aol/Warner).

Aqui estão alguns exemplos de Convergência na Mídia:

- Recebimento de email, notícias e informações através da telefonia.

- Acesso em banda larga feito por empresas de TV por assinatura.

- Acordos entre empresas de TV aberta e provedores de internet fazendo com que programas de TV sejam transmitidos via internet.


Dois fatores principais são os causadores desta convergência. O primeiro foi o crescimento do formato digital, já que hoje em dia nas áreas da música, TV, cinema, e vídeo, a evolução do digital do CD e do DVD é evidente. As próprias revistas e jornais hoje em dia são primeiramente produzidas no meio digital (computadores) só para depois serem impressas. O aumento e a evolução dos conteúdos digitais certamente foi um fator de suma importância para o crescimento da convergência midiática.

O segundo fator importante foi o crescimento da área das telecomunicações. Pois a melhora nos meios de acesso, com a ajuda da banda larga, possibilitou a transmissão de grande volume de informação de forma rápida, confiável, com bons padrões de qualidade e conforto para os usuários.

Um comentário:

giona disse...

Parabéns, texto curto mas explica muito bem o assunto